Noções básicas sobre Criptomoedas

As criptomoedas estão ficando cada vez mais famosas hoje em dia, e todo mundo já ouviu falar do Bitcoin e sua grande evolução na bolsa de valores.

Mas o que exatamente são essas moedas virtuais, como funcionam e como você pode lucrar com elas, no inicio pode parecer um pouco complicado de compreender porque não é um tópico tão claro e ainda é uma modalidade de investimento muito nova, mas que está se tornando popular muito rapidamente.

Ao longo do tempo, houve inúmeras tentativas de criar dinheiro digital ou moedas virtuais, mas todas falharam. Mas estes de alguma forma apareceram acidentalmente como uma garantia de outra invenção.

O suposto inventor do Bitcoin, Satoshi Nakamoto tem o mérito de ter criado um sistema monetário digital que não precisa de uma entidade central para lidar com sua gestão.

Ele inventou uma espécie de rede direta de compartilhamento de arquivos, daí a ideia de descentralização. Essa descentralização possibilitou o surgimento de criptomoedas.

O que são moedas digitais ou Criptomoedas?


Especificamente, uma moeda digital é uma entrada em um banco de dados que só muda se determinadas condições forem atendidas. Embora pareça muito simples, esta é realmente moeda virtual?

Se pensarmos sobre isso por um momento, qual é o dinheiro em sua conta bancária que você está usando atualmente? Documentos do banco de dados que mudam sob certas circunstâncias.

O mesmo pode ser definido como dinheiro? O mecanismo no qual as moedas virtuais se baseiam possui uma tecnologia por trás das moedas digitais conhecida como blockchain – uma rede de blocos de dados. Basicamente, uma moeda virtual significa uma rede de entidades (de blocos) e cada entidade contém o histórico completo do saldo de cada conta e de todas as transações que ocorreram.

Esta transação significa um arquivo que afirma que “A Pessoa X paga à Pessoa Y a quantidade Z de moeda digital”, e é assinado com a chave privada da pessoa X. Este é um exemplo clássico de criptografia baseado em uma chave pública.

Uma vez que uma transação é assinada, ela é registrada na rede e transmitida a todas as entidades componentes da rede. Chamamos isso de blockchain de arquitetura.

Blockchain significa especificamente um monte de blocos de dados/entidades, e em cada um deles são registradas as transações com número de pedido e todos os detalhes relacionados à transação, vendedor, comprador, valores, data de execução, etc.

Depois que uma série de transações são registradas, elas são organizadas em um bloco e ela é adicionada à rede. O mecanismo construído garante, assim, a execução transparente e correta dos pagamentos.

As transações de criptomoedas tornam-se públicas virtualmente instantaneamente, são visíveis em toda a rede blockchain e são confirmadas dentro de um prazo que pode ser entre alguns segundos ou algumas horas.

A confirmação é crucial e é um elemento básico para moedas virtuais. Enquanto uma transação estiver pendente e ainda não ter sido confirmada, ela pode ser falsa. Mas uma vez confirmado, ele não pode mais interferir, não pode ser modificado, cancelado ou falsificado, torna-se parte do blockchain.

Para a maioria das criptomoedas, as transações são confirmadas pelos mineradores. Somente eles podem confirmar as transações no blockchain, eles as verificam, validam e as inserem na rede. Por seu trabalho, os mineradores são recompensados com criptomoedas. E seu trabalho de confirmação de transações é muito importante para o funcionamento de toda a arquitetura.

As propriedades e características de moedas virtuais


Liberdade máxima, você é o único que tem acesso às suas contas e ninguém mais pode interferir com elas.

Alto grau de segurança. Valores mantidos em criptomoedas são muito difíceis de roubar se não impossível, graças à combinação de uma criptografia forte (criptografia baseada em chave pública mais chave privada que só o proprietário tem) e utilização de cadeias de números longos. É muito difícil vincular contas de moeda virtual à identidade do titular da conta.

As criptomoedas já estão funcionando muito globalmente. As transações são confirmadas em poucos minutos e disseminam instantaneamente, independentemente da localização física em todo o mundo.

Uma vez confirmadas, as transações de criptomoedas não podem mais ser alteradas ou canceladas.

A maioria das moedas virtuais são geradas eletronicamente com a ajuda de algoritmos matemáticos, ou seja, são “mineradas”.

Através do código originalmente programado, a maioria das criptomoedas defini um volume limitado de moedas que podem ser geradas.

Dadas as propriedades acima, é óbvio que as criptomoedas são revolucionárias, limitando o controle das autoridades públicas sobre as contas e transações financeiras dos cidadãos.

Leia também: Formas de ganhar dinheiro

Tags: /

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*
*